domingo, 15 de fevereiro de 2009

Deu pau no Windows?


Reparação da instalação, e solução de problemas onde o Windows não inicia mais


>Recebe frequentemente mensagens de que o endereço de memória é inválido?
>De repente o computador passou a reiniciar sozinho?
>Ele nem inicia, fica reiniciando logo após a tela de boot?
>Diz que não achou uma DLL de sistema?
>Arquivos corrompidos?
>Instalou um programa e depois dele o sistema não inicia mais?
>Desligou o PC incorretamente e ele não inicia mais?

Muitas vezes vale mais a pena reparar a instalação do Windows, do que tentar encontrar o problema. Reparando a instalação, o Windows é instalado por cima, corrigindo uma série de possíveis erros, e restaurando todos os arquivos de sistema.
Reparar ou reinstalar por cima pode não resolver problemas de vírus ou spywares, nem de drivers de terceiros inválidos. Mas é uma saída para grande parte dos problemas onde arquivos são corrompidos ou excluídos, ou configurações básicas dos serviços do Windows são removidas. Tem a vantagem de não alterar os programas instalados, nem perder nada no HD: todos os seus arquivos ficarão intactos após a reparação.
Para isso... Dê boot com o CD do Windows, como se fosse instalá-lo.
Haverá a opção de reparação usando o console de recuperação. Ele é um modo de prompt de comando rodando do CD, onde administradores e usuários avançados podem tentar corrigir problemas específicos com ferramentas especiais do Windows. Ele é avançado, e não serve para reparar o sistema completamente (logo voltamos nesse assunto). É muito usado para reescrever o inicializador do Windows no MBR. Por exemplo, quando você instala o Windows, e depois o Linux. Se, por qualquer motivo quiser remover o Linux, ao apagar ou formatar a partição dele, o sistema não será iniciado depois. Você não precisa reinstalar o Windows para corrigir esse problema. No console de recuperação, dê os comandos:
fixboot
Ele detecta instalações do Windows no HD e repara o boot.ini.
fixmbr
Este regrava o MBR. Ele pode exibir uma mensagem assustadora, dizendo que pode causar perda de dados, algo assim. Não se assuste, as partições não serão alteradas :)
Em ambos os comandos, deve-se confirmar com Y (yes, sim) ou N (no, não), para evitar descuidos. Não sei porque, mas já presenciei casos em que o fixmbr não regravou o MBR, uma vez que instalei o Windows 98 após o XP, e somente o 98 era iniciado. (Curioso que às vezes ele se adiciona ao menu do boot.ini, às vezes não...) Consulte na ajuda do Windows sobre o console de recuperação. Há diversos comandos exclusivos para ele, que permitem, entre outras coisas, configurar serviços do sistema. Estes comandos não funcionam no prompt de comando do Windows "normal".
Então, mas se o problema não for o boot.ini ou o MBR, e o Windows não iniciar, uma tentativa é reparar a instalação. Em vez de escolher o "console de recuperação", tecle [enter] na tela da instalação, para instalar o Windows. Ele detectará uma cópia do Windows instalada e perguntará se você quer repará-la. Confirme, e então sente e aguarde. É como uma instalação por cima, restaurando arquivos e configurações essenciais ou perdidas. Durante a reparação ele poderá pedir o número serial, mas pulará diversas telas, usando a mesma configuração da instalação existente. Ao final, normalmente o Windows estará funcionando. Eu recomendaria desfragmentar o HD após a reparação, devido à quantidade de arquivos restaurados e modificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário