sábado, 17 de março de 2012

Descubra as maravilhas do comando “colar especial”

Atalho simples, e quase universal, acaba com o problema de texto copiado da web que vem com fontes, cores ou tamanhos estranhos.

A maioria dos usuários sabe como usar os comandos Recortar/Copiar/Colar. Eles existem desde os primeiros processadores de texto, e são universais em praticamente qualquer aplicativo Windows, incluindo o próprio sistema. Só pra lembrar: selecione o texto com o mouse, tecle Ctrl+X para recortar ou Ctrl+C para copiar, mova o cursor para onde quer colocar o texto e tecle Ctrl+V para colar. O que poderia ser mais simples?

Na verdade, se você está recortando ou copiando texto de uma página web as coisas podem ficar um pouquinho complicadas. Isso porque, embora pareça que você está apenas copiando um bloco de texto, você também está levando junto o código HTML associado, responsável pela formatação.

Como consequência, quando você cola seu texto em um processador de textos, ferramenta de blog, software de editoração eletrônica ou coisa parecisa, pode acabar com texto em fontes, tamanhos ou cores estranhos. E pode ser trabalhoso corrigir isso, especialmente o espaçamento entre linhas, indentação, etc. O código HTML “embutido” com o texto pode ser bastante extenso, e às vezes conflitar com os ajustes de seu processador de textos ou aplicativo, causando todo tipo de problemas.

O que você precisa é de uma forma de “colar” só o texto que copiou, texto puro, não modificado e sem qualquer tipo de formatação acompanhando. Felizmente ela existe, e se chama “Colar Especial”.

A maioria dos processadores de texto, clientes de e-mail e ferramentas de blog tem esta opção ou algo parecido (às vezes ela é chamada “Colar como texto sem formatação”). Basta dar uma olhada no menu Editar e você deve vê-la junto ao comando Colar. Prefere um atalho de teclado? Sem problemas, a combinação quase universal é Ctrl+Shift+V. Há algumas exceções: no Word em português, por exemplo, o atalho é Ctrl+Alt+V.

Não importa a forma, use este recurso e pare de perder tempo “limpando” texto. Sua sanidade agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário