terça-feira, 31 de março de 2009

Restaure as configurações originais do Internet Explorer 8

Personalizou tanto o seu Internet Explorer 8 que acabou se perdendo com as configurações? Saiba como restaurar as configurações originais:
01. Abra o menu Ferramentas > Opções da Internet.


02. Na guia Avançadas, o botão Restaurar configurações retoma as configurações padrão desta guia. Para uma redefinição mais geral das configurações, use o botão Redefinir….



03. Se você marcar a opção Excluir configurações pessoais, a redefinição de configurações inclui a limpeza de rastros pessoais. Clique em Redefinir para configurar a restauração – seus favoritos e leitores RSS não são alterados.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dez hábitos que nenhum micreiro se lembra mais

Hoje em dia a menos que você use Satux Linux espetar um pendrive é algo natural, simples e que qualquer salsinha faz, sem pensar duas vezes. Mas não quer dizer que sempre tenha sido assim. Em uma época onde o Star Wars Kid faz parte do passado distante, há muito que nós, os jurássicos considerávamos normal, mas hoje se quer faz sentido.

Então vamos relembrar algumas atividades dos velhos tempos, do Início da Microinformática, quando ao invés de "Internauta" (termo que abomino) éramos chamados de micreiros:

1 - Reinstalar o Windows
No tempo em que ninguém passava um dia inteiro sem duas ou três telas azuis era consenso que instalações do Windows tinham prazo de validade, se tornando mais lentas e instáveis com o passar do tempo. Um usuário normal sobrevivia uns seis meses, mas micreiros que gostavam de instalar muita coisa nunca passavam mais de dois meses sem uma boa reformatada. Hoje minhas duas últimas reinstalações do Windows foram devido a HDs com defeito.

2 - Formatar Disquetes
Comprar uma caixa de disquetes era legal, garantíamos um monte de espaço para visitar os amigos e "trocar programas", mas para facilitar a vida de todo mundo era preciso gastar uma ou duas horas formatando os discos. Nada mais deselegante aliás do que chegar na casa de alguém, puxar uma caixa de disquetes e dizer "ah, tem que formatar". Com o tempo vieram disquetes pré-formatados, Zip Drives e CD-Rs, e os disquetes seguiram o caminho do Corega, ficando restrito aos usuários da 3a Idade.

3 - Recompilar Kernel
Por falar em Zip Drive, essa era a única forma de fazer o periférico funcionar no Linux. Uns 12 anos atrás eu lembro de ter perguntado em uma lista como configurar o equipamento e foi essa a resposta. "instala o módulo X, recompila o kernel.." quando protestei fui chamado de (surpresa) "burro, acomodado, escravo da Microsoft", e que o Linux estava quase pronto para o desktop e se o usuário não queria nem recompilar o kernel para instalar um periférico, azar o dele. Hoje em 99% dos casos o sujeito recompila o kernel porque pode, não por precisar.

4 - Escolher placa de som no início do jogo
Quando os jogos rodavam em DOS cada fabricante era responsável pelos drivers utilizados por seu programa, e não havia detecção de hardware. O programa confiava no usuário para informar qual sua placa de som (entre outros hardwares). Assim era bom saber se você possuía uma Soundblaster / SB16, SBAWE64, SB32, AdLib... E não, não havia arquivo de configuração, cada execução do programa, era bom selecionar.

5 - Resolver conflitos de COM, IRQ, DMA.
Deixe adivinhar: Você não tem idéia do que estou falando e não sabia que era comum espetar um modem e o mouse parar de funcionar, certo? Pois é, na Idade das Trevas, antes do Plug and Play (que inicialmente era Plug and Pray) era preciso anotar direitinho os recursos utilizados por cada hardware. E se ficasse sem recursos, AZAR O SEU. Ah, alguns programas não queriam saber das portas COM via software do Windows, mesmo que ele disponibilizasse COM1..COM12, o programa só aceitava de COM1 até COM4. Uma diliça de problema para resolver.

6 - Configurar string de modem
No tempo da linha discada cada caso era um caso. As centrais variavam das maravilhosas CPA topo-de-linha a centrais eletromecânicas de mais de 60 anos, então não havia configuração que atendesse todo mundo. Trabalhávamos semanas afinando nossos modems, habilitando e desabilitando filtros, colocando pausas entre os números (às vezes o único jeito de discar) e como algumas centrais em horário de pico levavam até 40 segundos para dar tom de discagem, era comum ter ",,,,,,,,,,,," na frente do número, a vírgula significava uma pausa de 3 segundos.
AT&F1, ATDT e +++ eram a língua franca entre os aventureiros do mundo (semi)online.

7 - Configurar Internet no Celular
EU fui o responsável pela primeira conexão Internet Bluetooth via celular no Brasil, fazendo um Palm acessar a web através de um celular, e se isso soa como algo patético, acredite, hoje é. Trocar de SIMCARD no meu E71 é tudo que preciso para configurar a conexão Internet daquela operadora específica. Na maioria dos telefones a configuração é igualmente automática. Nos velhos tempos páginas e páginas de mensagens eram dedicadas às configurações mais esotéricas, que faziam a linha discada parecer simples e objetiva. AT+CGDCONT=1,"IP","claro.com.br", *99***1# - lembra?

8 - Guardar CD de driver com a própria vida
O material mais valioso de qualquer micreiro era o CD com o driver de seu último periférico. Não havia Internet, no máximo algum BBS perdido na Malásia Setentrional onde com sorte você gastaria uns NT$1200,00 (Narjara Tureta, uma das moedas intermediárias durante o Plano Cruzado) para baixar o arquivo que faria sua placa de vídeo Trident ou Cirrus Logic funcionar. Hoje basta procurar o website do fabricante e pronto. Minhas placas de vídeo sequer têm o CD removido do envelope.

9 - Perguntar se alguém tem eMail
No começo era perguntado quase em tom de "desculpe, não quero ofender", pois ter email era algo tão chique e moderno que quando o sujeito não tinha, se sentia humilhado. E não era raro. Raro era gente que checasse o email mais de uma vez por semana. Também era comum o usuário que sabia ler mas não sabia responder, e a caixa de saída parecia um histórico de uma vida de mensagens não-enviadas. Hoje alguém não ter email é tão inadmissível quanto não ter Orkut, mas não posso dizer que me sinto humilhado ao responder que tenho Orkut sim mas não gosto, não uso e não abro links de Orkut que me enviam.

10 - Assistir filmes e invejar os computadores dos heróis
Águia de Fogo em 1985 tinha um drive de CD-ROM, era o máximo. Os computadores nos anos 80 eram poderosos, mágicos, assombravam o mundo com seus gráficos de 16 cores. Hoje tirando uma ou outra mentira (cof, Jack Bauer, cof) o que vemos nas telas pode ser exagerado mas o visual e as máquinas são equipamentos de linha. Se você não tem o mesmo computador que o Sheldon é porque você é pobre, não porque a máquina não existe. Mesmo nas séries com tecnologia avançada, é tudo de uso corrente, a ponto da Penélope Garcia de Criminal Minds usar Linux, e o pessoal de CSI usar o Microsoft Photosynth, se bem que esse último realmente parece ficção científica.

sábado, 14 de março de 2009

Nova reforma ortografica da língua portuguesa



As novas regras ortográficas da língua portuguesa, determinadas no acordo ortográfico entre países que têm o português como língua oficial, estão em vigor desde o primeiro dia do ano. O decreto que insere o país neste acordo foi assinado presidente Luis Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado.

O prazo de adaptação para as novas regras ortográficas é de quatro anos. Durante este período de transição tanto a forma antiga, quanto a nova serão aceitas, após o prazo estabelecido, a alteração entrará em vigor sem nenhuma ressalva.


O objetivo da implantação destas novas regras é promover a unificação dos países de língua portuguesa, que passam a ter apenas uma única grafia e ainda expandir a cooperação comercial entre os países que participam do acordo.


As modificações se remetem apenas ao âmbito da escrita, a pronúncia, a forma de falar, continuará sendo a mesma. As principais mudanças são:


- A inclusão das letras Y, W e K no alfabeto, que passa a possuir 26 letras. Essas letras retornam ao alfabeto para auxiliar na grafia de palavras estrangeiras;


- O desaparecimento do trema, em palavras onde a vogal ‘u’ era destacada, como: bilíngüe e tranqüilo, que agora se escrevem bilíngue e tranquilo;


- Supressão do hífen em alguns casos, como em compostos em que se perdeu a noção de composição, como as palavras mandachuva; paraquedas. E ainda em compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, duplicando-se a consoante, exemplos: antirreligioso; autorrádio; autosserviço; antirrugas. Entre outros casos;


- A retirada de acentos em ditongos: em palavras graves (paroxítonas) com ditongos tônicos ei na sílaba tônica (assembleia, ideia); Em palavras graves (paroxítonas) com i e u tônicos, quando precedidas de ditongo( feiura, cheiinho).


- O uso do acento circunflexo também passou por algumas mudanças. Ele será suprimido nas palavras onde existem duas letras ‘o’ ou ‘e’, como por exemplo, as palavras vôo e vêem, que agora grafam-se sem o acento.

sábado, 7 de março de 2009

Bluetooth o que é



Bluetooth é o nome dado à tecnologia de comunicação sem fio de que permite transmissão de dados e arquivos de maneira rápida e segura através de aparelhos de telefone celular, notebooks, câmeras digitais, consoles de videogame digitais, impressoras, teclados, mouses e até fones de ouvido, entre outros equipamentos.

Como funciona o Bluetooth?

Este sistema utiliza uma freqüência de rádio de onda curta, possui baixo alcance e consome pouca energia. Quando estão dentro do raio de alcance, os dispositivos podem ser encontrados independentemente de sua localização, permitindo até que estejam em ambientes diferentes, dependendo da sua potência para que isso ocorra.

Existem três classes diferentes de Bluetooth, cada uma com potência e alcance diferentes:

• Classe 1: alcance de 100 metros / potência máxima de 100 mW (miliwatt).
• Classe 2: alcance de 10 metros / potência máxima de 2,5 mW.
• Classe 3: alcance de 1 metro / potência máxima de 1 mW.

Programas que suportam o uso desta tecnologia

Existem diversos programa que se utilizam desta tecnologia e que podem facilitar o uso ou dar mais funcionalidade à maneira como você utiliza alguns dispositivos. Podem ser citados o Bluetooth PC Dialer, que faz ligações do seu celular a partir do PC; o MobTime Cell Phone Manager 2007, que permite a você gerenciar seu celular a partir do computador; e o BlueAuditor, que possibilita o gerenciamento de redes sem fio através do Bluetooth

quarta-feira, 4 de março de 2009

Japão vai distribuir dinheiro à população

A partir desta quinta-feira, algumas cidades do interior do Japão começam a pagar cerca de US$ 120 a cada morador. Pessoas com mais de 65 anos e menos de 18 terão um acréscimo de US$ 78. Todos os municípios japoneses terão seis meses para efetuar o pagamento em parcela única.

A ideia do governo é que a população use o dinheiro para fazer compras e, assim, estimular a economia e combater a recessão que afeta o país.

"Eu vou pegar o bônus", disse o primeiro-ministro Taro Aso a repórteres. "E vou usá-lo imediatamente para estimular o consumo", emendou.

No entanto, segundo pesquisas de opinião, a população japonesa não aprova a medida, que custará aos cofres do governo perto de US$ 22 bilhões.

A quantia é suficiente para que uma família de quatro pessoas pague um mês de aluguel em um apartamento simples no interior do Japão e comprar cerca de 30 quilos de arroz.

Impopularidade

Um levantamento feito pelo jornal Asahi, o maior do país, mostrou que 75% dos entrevistados são contra a distribuição de dinheiro à população.

Uma pesquisa semelhante mostrou que 80% dos ouvidos torciam para que o pacote não fosse aprovado.

Oposicionistas afirmam que a iniciativa será um desperdício de recursos, que poderiam ser aproveitados em outras áreas. O temor deles é que, ao invés de gastar, a população acabe poupando o dinheiro.

A forte oposição aos planos do governo é um dos reflexos da baixa popularidade do premiê, que amarga a menor aceitação de um chefe de Estado japonês desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Analistas políticos dizem que o alto índice de rejeição a Taro Aso é causada pela aparente falta de controle do governo diante da crise.

Apesar das críticas, o vice-secretário de relações públicas do Gabinete, Osamu Sakashita, disse que o governo acredita que a população vai aceitar o dinheiro.

"Uma significativa parte da população vai reconhecer o esforço do governo quando tiver o dinheiro nas mãos", comentou.

A distribuição do bônus faz parte de um pacote extra que inclui ainda empréstimos para desempregados e suporte financeiro para bancos.

A aprovação do pacote estimulou a Bolsa de Valores de Tóquio, que fechou com uma pequena alta de 0,8% após dois dias de perdas.

Imigrantes

Além dos japoneses, os estrangeiros com visto de longa permanência terão direito ao bônus.

Para receber a ajuda, responsável pelo departamento criado especialmente para gerenciar a ajuda governamental, os imigrantes brasileiros deveriam estar com os dados de residência na prefeitura da cidade onde moram atualizados até o dia 1º de fevereiro.

"Não terão direito as pessoas com permanência vencida, ou com visto de turista", lembrou.

Dependendo da prefeitura, a distribuição do dinheiro vai ser diferente. As cidades pequenas vão enviar o bônus pelo correio. Nas cidades maiores, os moradores receberão um cartão pelo correio, que deverá ser preenchido e devolvido. Nestes casos, o pagamento será depositado na conta bancária indicada.

"O procedimento será diferente em cada prefeitura, mas acreditamos que em locais onde a concentração brasileira for grande, a correspondência poderá ser em português", contou.

A partir da aprovação hoje do projeto, os municípios terão seis meses para efetuar o pagamento.

Formate seu PenDrive para NTFS




Mesmo com o advento dos pen drives de 4, 8, 16 e
até 32 gigabytes (GB), uma dificuldade antiga
ainda incomoda diversos usuários : o antiquado
sistema de arquivos dos pequenos HDs - Fat32.
Por mais que tenhamos espaço, não podemos
adicionar a este sistema arquivos com mais de
4 GB de tamanho.

Isso significa que você não pode usar seu
pen drive para carregar, por exemplo, uma
imagem de DVD5, que em geral tem 4,32GB. A
solução para isso é abandonar o Fat32 e adotar
o sistema de arquivos NTFS. O problema é que o
Windows não oferece, por padrão, a opção de
formatar em NTFS.
Para que você possa formatar seu pen drive em
NTFS é necessário um pequeno truque. Para
começar, acesse o console Propriedades do
sistema (tecla windows + tecla Pause Break).
Clique na aba Hardware e em seguida em
Gerenciador de dispositivos.
Em seguida dê dois clique em Unidades de disco,
encontre seu pen drive e clique com o botão
direito nele. Então acesse Propriedades.

Já nas propriedades do pen drive, basta
selecionar a aba Diretivas e selecionar
a opção Otimizar para desempenho.
Em seguida clique em OK e volte ao Windows
Explorer, em Meu computador. Agora tente
formatar o pen drive e note que a opção NTFS está liberada.

Uma última dica: aproveite e escolha o
Tamanho da unidade de alocação padrão de 512 bytes para evitar desperdício de espaço.

Observação: Esta dica é útil quando você
vai usar o pen drive em um computador. Outros
eletrônicos que suportam pen drives, como
aparelhos de som e DVDs de mesa, via de
regra não reconhecem NTFS, apenas Fat32.